Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2011

Letramento: uma visão de mundo

O sujeito que costuma questionar tem uma noção ampla do que o envolve. No que diz respeito a letramento o questionar vem a calhar, pois a pessoa que assim faz é antenada e está em todo o tempo procurando se informar, ou seja, deseja obter um conhecimento de mundo. E isto independe se ela possui ou não o conhecimento da escrita. Um analfabeto que está envolvido com o que acontece em sua volta é considerado uma pessoa letrada.
Segundo Magda Soares uma inferência que se pode tirar do conceito de letramento é que um indivíduo pode não saber ler e escrever, isto é, ser analfabeto, mas ser, de certa forma, letrado. Assim, um adulto pode ser analfabeto, porque marginalizado social e economicamente, mas se vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, [...] esse analfabeto é, de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita, envolve-se em práticas sociais de leitura e escrita.  
 O individuo que possui o conhecimento de escrita, mas que não sabe lidar com os acontecimentos políticos sociais e institucionais, todo seu conhecimento perde o sentido. Nem sempre saber ler e escrever são sinônimos de letramento.

Nenhum comentário: